Biologia Aprova - Blog

blog

05 bactérias que você precisa conhecer!

2020-11-11 13:36:18

Você, meu bom estudante de Biologia, sabe que nós convivemos com as bactérias em nosso cotidiano e que, muitas vezes, esta relação é pacífica e benéfica para ambos. Elas podem ser decompositoras, podem nos ajudar a produzir algumas substâncias essenciais para o organismo, podem ser utilizadas na produção de alimentos... Enfim, conhecemos muitas bactérias do bem.

Mas, como tudo tem um lado bom e outro ruim, existem bactérias que causam doenças que podem ser mortais, o que fica ainda pior quando falamos sobre como elas estão cada vez mais resistentes aos antibióticos.

Como elas ficaram resistentes?

Com o uso indevido de antibióticos, resultado da automedicação, ocorre o efeito contrário: o que deveria matar as bactérias, acaba fazendo uma seleção das mais resistentes e elas passam a se multiplicar, gerando novas bactérias resistentes ao antibiótico utilizado, dificultando o tratamento.

Bactérias letais e seus prejuízos à saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma lista com 12 famílias de bactérias que se tornaram resistentes à antibióticos e podem ser uma ameaça à saúde.

O grande destaque da lista são as bactérias gram-negativas, que são capazes de resistir a novos tratamentos e conseguem replicar seu material genético em outras bactérias, tornando-as resistentes também.

As 5 bactérias mais letais dessa lista são:

1- Mycobacterium tuberculosis (Bacilo de Koch)

Considerada a bactéria que mais mata adultos no mundo, ela é a causadora da Tuberculose. Afeta, principalmente, os pulmões e é transmitida pelo ar.

Somos vacinados contra ela ainda pequenos, através da BCG. A doença causada por essa bactéria tem cura, seu tratamento é realizado gratuitamente, através do SUS.

2- Streptococcus pneumoniae

Grande causadora de infecções no sistema respiratório, ela é a bactéria da Pneumonia. É transmitida através do ar e também pode causar otites e sinusites, além de meningites.

3- Staphylococcus aureus

A mais perigosa dentre as estafilocócicas, ela costuma estar presente em nossas peles, de maneira inofensiva, mas basta uma pequena lesão para que ela cause uma grande infecção.

Sabe aquela acne que você espremeu e ficou super inflamada? Foi por causa dela! Nada de mexer em acnes e feridas, ok?

4- Salmonella enterica

A bactéria da intoxicação alimentar, causadora da Febre Tifoide e da Salmonelose. Ela pode gerar uma desidratação severa por causa dos sintomas, mas tudo pode ser evitado com a boa higiene dos alimentos e das mãos.

5- Pseudomonas aeruginosa

Ela é a bactéria da infecção hospitalar e pode ser "versátil", gerando uma série de doenças, que vão desde uma simples otite, até uma infecção mais grave no coração.

O que fazer para evitar problemas com essas bactérias?

Infelizmente, as bactérias "do mal" costumam ser oportunistas e só precisam de um sistema imunológico fraco para ficarem fortes. Mas, em muitos casos, a higiene pessoal, o cuidado com a água e com os alimentos já pode proteger o nosso corpo de muitas coisas.

O ideal é estar sempre com tudo limpinho e evitar a automedicação!

Agora que você já aprendeu quem são essas bactérias, fica ligado se elas aparecerem no Enem ou em outros vestibulares, ein?!

Aproveita e corre pra assistir a aula sobre bactérias disponível em nossa plataforma!

Bons estudos!

Últimas Postagens

linha ondulada

As 10 melhores faculdades de Medicina do país

Dicas para evitar insegurança e arrasar no Enem!

7 passos simples para evitar nota baixa em Biologia no Enem

Nova descoberta: anfíbio que fica "vermelho de raiva"

05 bactérias que você precisa conhecer!

5 motivos para escolher o Biologia Aprova

Copyright © 2018-2024 Biologia Aprova. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por re9 agência