Biologia Aprova - Blog

blog

As 10 melhores faculdades de Medicina do país

2020-12-07 14:02:03

O Enem está chegando, outros vestibulares também, e você já está se preparando há algum tempo para enfrentar estas provas, né? Com os estudos que você tem mantido (principalmente se for aluno Biologia Aprova), certamente terá uma grande nota e poderá concorrer a vagas em diversas faculdades pelo país!

Para você, que é feramed, esse momento de pesquisa é crucial, porque, como futuro profissional da saúde, é essencial escolher uma boa instituição para estudar. E isso pode ser um desafio! Não tão grande quanto o vestibular e é bem mais fácil de resolver, já que com uma pesquisa é possível descobrir o desempenho das instituições e saber onde o curso que você almeja se destaca.

Pra te ajudar na escolha, resolvemos criar uma lista com as 10 melhores faculdades de Medicina do país!

Essa lista foi feita com base nos resultados do Enade 2019 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O Enade mede o desempenho dos estudantes da rede de ensino superior do Brasil, com base nos seus conhecimentos, competências e habilidades. É a partir dele que o Inep realiza o cálculo do Conceito Enade, que avalia as instituições com notas de 0 a 5 (quanto mais perto do 5, melhor).

Top 10 melhores faculdades de Medicina de acordo com o Enade 2019

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV), Viçosa-MG, conceito 5

Essa universidade oferece grande apoio para a pesquisa científica, fazendo com que seus estudantes estejam cada vez mais presentes no desenvolvimento de inovações científicas. Além de fazer parceria com diversos programas internacionais, facilitando a realização de intercâmbios pelos estudantes.

  • PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS), Porto Alegre-RS, conceito 5

Considerada a melhor universidade particular do Sul do Brasil, ela também oferece grande incentivo a pesquisa. Outra característica interessante é que ela investe muito no futuro profissional dos seus estudantes, por isso possui o programa PUC Carreiras.

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM), Diamantina-MG, conceito 5

A UFVJM é outra universidade mineira presente na lista que também tem grandes incentivos para a pesquisa e a inovação. Ela também conta com Clínicas-escola que permitem aos estudantes ter o contato direto com o meio profissional antes de concluírem a graduação.

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG), Belo Horizonte-MG, conceito 5

Uma das instituições mais conceituadas do país, a UFMG possui diversas pesquisas cadastradas no CNPq, programas de auxílio a permanência dos estudantes, além das parcerias internacionais.

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT), Rondonópolis-MT, conceito 5

A UFMT, além de pesquisa, é uma universidade que possui grandes incentivos para intercâmbios, com suas parcerias com mais de 30 países, levando estudantes para inovar fora do país.

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), Fortaleza-CE, conceito 5

A UFC é uma universidade que conta com diversos programas de extensão, envolvendo os alunos em diversas atividades. Ela também possui o PAIP, um programa que busca auxiliar os estudantes durante a sua permanência na universidade.

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT), Cuiabá-MT, conceito 5

A UFMT de Cuiabá possui os mesmos incentivos e benefícios que a UFMT de Rondonópolis.

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), João Pessoa-PB , conceito 5

A UFPB, com seu grande incentivo a pesquisa, possui quase que 100% dos professores mestres ou doutores. Além das suas mais de 86 parcerias com programas internacionais e seus diversos programas de auxílio estudantil.

  • UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE), Recife-PE, conceito 5

Os cursos de saúde são referência na UPE, o que facilita a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. Por possuir um sistema de estudos modular (no curso de medicina), toda a graduação é extremamente focada na formação profissional do estudante.

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP), Botucatu-SP, conceito 5

Uma universidade referência no Brasil, a UNESP conta com uma grande estrutura, mais de 30 bibliotecas e diversos programas de auxílio que não só buscam a permanência do estudante na universidade, como também o seu melhor desenvolvimento.

Como podemos ver, a maioria das instituições fazem parte da rede pública, o que significa que você pode ingressar através do Enem.

Claro que as faculdades que não apareceram no Top 10 não são ruins, só tiveram um desempenho um pouco menor, mas você pode ver o conceito acessando o site do Inep, onde também é possível verificar o conceito de outros cursos.

Agora que você já escolheu onde vai estudar, foca no vestibular que tá quase chegando a hora! Neste momento você pode contar com o Biologia Aprova, a nossa plataforma que conta com diversas aulas para você acessar onde e quando quiser, inúmeros e-books e questões, para você colocar o conhecimento em prática, e muito mais!

Últimas Postagens

linha ondulada

As 10 melhores faculdades de Medicina do país

Dicas para evitar insegurança e arrasar no Enem!

7 passos simples para evitar nota baixa em Biologia no Enem

Nova descoberta: anfíbio que fica "vermelho de raiva"

05 bactérias que você precisa conhecer!

5 motivos para escolher o Biologia Aprova

Copyright © 2018-2024 Biologia Aprova. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por re9 agência