Biologia Aprova - Blog

blog

Quais são as doenças genéticas mais comuns?

2020-09-30 13:41:23

Genética é uma área da Biologia que, frequentemente, aparece no vestibular. Por isso, vamos falar sobre um tópico que está dentro desta área: as doenças genéticas.

Afinal, o que são doenças genéticas?

Doença genética é a patologia que tem associação com alterações na sequência dos nucleotídeos do DNA, que alteram a estrutura de uma proteína e resultam em anomalias.

As doenças genéticas podem ser divididas em 3 tipos:

  • Monogenéticas: também chamadas de mendelianas, são doenças em quem apenas um gene é modificado. Em sua maioria, são hereditárias.
  • Poligênicas: também chamadas de multifatoriais, são doenças em que há a alteração de dois ou mais genes. Elas podem ser resultado de uma soma de influências ambientais e fatores hereditários.
  • Cromossômicas: são doenças em que um cromossomo inteiro sofre alteração.


Quais são as doenças genéticas mais comuns?

- Fibrose Cística: herança recessiva, também chamada de mucoviscidose, ela afeta os pulmões e o sistema digestivo. Atinge, em média, 70 mil pessoas e é a doença genética grave mais comum, aparecendo com maior incidência na infância.

- Diabetes: causada pela insuficiência ou má absorção da insulina, é uma doença que atinge cerca de 7% da população brasileira.

- Anemia Falciforme: alteração genética e hereditária, causa uma má formação nas hemácias, dificultando o transporte de oxigênio e a oxigenação dos tecidos do organismo.

- Daltonismo: alteração visual que causa uma alteração na percepção e distinção das cores. O Daltonismo é uma condição ligada ao cromossomo X.


Toda doença genética é hereditária?

Depende. Algumas doenças genéticas são de caráter hereditário e vão ser transmitidas dos pais para os filhos e as próximas gerações, através dos gametas (células reprodutoras). Mas alguma doenças são causadas por mutações no DNA, que não possuem caráter hereditário.

Para identificar se uma doença genética é hereditária ou não, é preciso estudar a árvore genealógica do portador e entender os hábitos do paciente.

Entender como funciona a "transmissão" das doenças genéticas e hereditárias é algo muito relevante na hora de estudar para o Enem!

Últimas Postagens

linha ondulada

As 10 melhores faculdades de Medicina do país

Dicas para evitar insegurança e arrasar no Enem!

7 passos simples para evitar nota baixa em Biologia no Enem

Nova descoberta: anfíbio que fica "vermelho de raiva"

05 bactérias que você precisa conhecer!

5 motivos para escolher o Biologia Aprova

Copyright © 2018-2024 Biologia Aprova. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por re9 agência